terça-feira, 14 de julho de 2009

Questão 10

(Agente Fiscal de Rendas/Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo/VUNESP)
Assinale a alternativa em que os versos, reescritos, estão CORRETOS quanto à concordância verbal.

a) Numa cidade onde a Verdade, a Honra e a Vergonha desaparece.

b) Numa cidade onde faltam cultivar a Verdade, a Honra e a Vergonha.

c) Numa cidade onde não devem haver a Verdade, a Honra e a Vergonha.

d) Numa cidade onde a Verdade, a Honra e a Vergonha não está.

e) Numa cidade onde a Verdade, a Honra e a Vergonha não existem.

---------------------------------------------

Comentários:

Para teoria, visite: http://portuguesdeverdade.blogspot.com/2009/07/teoria-para-concursos.html

O comando desta questão pede para que achemos a única opção correta.

a) Numa cidade onde a Verdade, a Honra e a Vergonha desaparece. Errado. De acordo com as regras de concordância verbal, verbo posposto a um sujeito composto deve concordar com todos os seus núcleos; devendo, portanto, ir para o plural. O correto seria "... a Verdade, a Honra e a Vergonha desaparecem."

b) Numa cidade onde faltam cultivar a Verdade, a Honra e a Vergonha. Errado. A princípio poderíamos achar que "faltam cultivar" se trata de uma locução verbal, mas não é. O verbo "faltar" sozinho possui carga de sentido, ao contrário dos verbos auxiliares. Poderíamos muito bem reescrever a frase suprimindo o verbo "faltar" ou o verbo "cultivar", com as devidas alterações gramaticais. Perguntemos ao verbo quem é seu sujeito. O que falta? "Cultivar a Verdade, a Honra e a Vergonha". O sujeito é toda essa oração, que é oração por conter um verbo (cultivar); sendo, portanto, sujeito oracional. A regra de concordância com o sujeito oracional é SEMPRE (com rara exceção) permanecer em terceira pessoa do singular. O correto seria "... onde falta cultivar a Verdade, a Honra e a Vergonha."

c) Numa cidade onde não devem haver a Verdade, a Honra e a Vergonha. Errado. O verbo "haver", principal da locução, possui o sentido de "existir"; sendo, portanto, impessoal e devendo seu verbo auxiliar se manter na terceira pessoa do singular. O correto seria "onde não deve haver". "A Verdade, a Honra e a Vergonha" da questão em tela não é sujeito, mas objeto direto da locução.

d) Numa cidade onde a Verdade, a Honra e a Vergonha não está. Errado. Verbo posposto a um sujeito composto deve concordar gramaticalmente com seus núcleos. O correto seria "a Verdade, a Honra e a Vergonha não estão."

e) Numa cidade onde a Verdade, a Honra e a Vergonha não existem. Correto. O verbo "existir" posposto ao sujeito composto deve concordar gramaticalmente, o que de fato ocorre.

Gabarito: letra e

Nenhum comentário: