quarta-feira, 15 de julho de 2009

Questão 13

(Técnico de Controle Interno/Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro/FJG) No que diz respeito à concordância, há uma construção gramaticalmente incorreta na seguinte alternativa:

a) Um entre vários historiadores dedica-se hoje à pesquisa sobre cultura negra no Brasil.

b) Mais de um historiador têm-se dedicado hoje à pesquisa sobre cultura negra no Brasil.

c) A maioria dos historiadores vem-se dedicando hoje à pesquisa sobre cultura negra no Brasil.

d) Conhecem-se vários historiadores que se dedicam hoje à pesquisa sobre cultura negra no Brasil.

--------------------------

Comentários:

Para teoria, visite: http://portuguesdeverdade.blogspot.com/2009/07/teoria-para-concursos.html


a) Um entre vários historiadores dedica-se hoje à pesquisa sobre cultura negra no Brasil. Certo. Dedicar é VTDI, sendo o pronome "se" partícula apassivadora. Como sabemos, em casos como este o sujeito do verbo é o que seria seu objeto direto caso não houvesse a mencionada partícula. Seu sujeito é, portanto, "Um entre vários historiadores", devendo o verbo concordar com o núcleo "Um".

b) Mais de um historiador têm-se dedicado hoje à pesquisa sobre cultura negra no Brasil. Errado. Quase passa desapercebido aos nossos olhos o acento circunflexo em "têm-se", que é um acento diferencial utilizado para indicar que o verbo está concordando no plural. Seu sujeito é "um historiador", e não está no plural. O correto seria "mais de um historiador tem-se dedicado hoje...".

c) A maioria dos historiadores vem-se dedicando hoje à pesquisa sobre cultura negra no Brasil. Correto. Em frases que no sujeito tenha expressões partitivas tais como "a maioria", "uma porção de", o verbo pode tanto concordar com a expressão quanto com o núcleo do sujeito. Neste caso concorda com a expressão, visto que o verbo "vem" foi grafado sem acento diferencial indicativo de plural.

d) Conhecem-se vários historiadores que se dedicam hoje à pesquisa sobre cultura negra no Brasil. Certo. O verbo conhecer é VTD, sendo o pronome "se" partícula apassivadora. Como sabemos, em casos como este o sujeito do verbo é o que seria seu objeto direto caso não houvesse a mencionada partícula. Seu sujeito é, portanto, "vários historiadores", devendo o verbo concordar com o núcleo "historiadores", o que de fato ocorre.

Gabarito: letra b

-------

Pergunta: Como diferenciar se é caso de expressão com a qual se possa concordar ou não? "Um entre vários" também não poderia ser expressão partitiva?

Resposta: A maneira de se diferenciar é através do numeral. Apareceu na expressão o "Um", concorde com ele.

Nenhum comentário: