quinta-feira, 16 de julho de 2009

Questão 15

(Auxiliar Judiciário/TRE/FESP) A alternativa que apresenta ERRO quanto à concordância verbal é:

a) Eram dois irmãos bem parecidos.

b) Só eles podem fazer tais exceções.

c) São dificuldades a serem vencidas.

d) Deram quatro horas no relógio da Central.

e) Tudo estava bem, como se não houvessem ameaças.

----------------------------------------------------

Comentários:

Para teoria, visite: http://portuguesdeverdade.blogspot.com/2009/07/teoria-para-concursos.html

a) Eram dois irmãos bem parecidos. Certo. O verbo de ligação "eram" concorda com o sujeito oculto "Eles". O que vem depois do verbo é o predicativo do sujeito, por estar depois de um verbo de ligação e ter característica adjetiva.

b) Só eles podem fazer tais exceções. Certo. O sujeito da oração é "eles", devendo a locução verbal "podem fazer" por meio de seu verbo auxiliar "podem" com ele concordar. Só é adjunto adverbial de exclusividade, "podem fazer" exerce a função de VTD e "tais exceções" é o objeto direto.

c) São dificuldades a serem vencidas. Certo. O sujeito da oração é "elas", que está oculto. "São" é verbo de ligação e deve com seu sujeito concordar. "Dificuldades a serem vencidas" é o predicativo do sujeito.

d) Deram quatro horas no relógio da Central. Certo. Verbo dar (bater e soar) + hora(s): segue a regra geral, concordando com o sujeito. Escrita na ordem direta ficaria "Quatro horas deram..", o que nos faz concluir que "quatro horas" é o sujeito da oração, devendo o verbo com ele concordar. O verbo "dar" é intransitivo, sendo "no relógio da Central" adjunto adverbial de lugar.

e) Tudo estava bem, como se não houvessem ameaças. Errado. O verbo "haver" no sentido de existir é impessoal, devendo permanecer na terceira pessoa do singular. O correto seria: "... como se não houvesse ameaças." A propósito, a título de curiosidade, "como se não houvesse ameaças" é oração subordinada adverbial comparativa.

Gabarito: letra e

Nenhum comentário: