sexta-feira, 17 de julho de 2009

Questão 16

(Analista de Finanças e Controle/ESAF) Assinale a norma gramatical que justifica, com correção e propriedade, a flexão do plural do verbo ser no período abaixo.

“Já é mais do que conhecido que o principal problema do sistema tributário nacional são justamente as contribuições, e não os impostos propriamente ditos”.


a) “Com os verbos ser e parecer a concordância se faz de preferência com o predicativo, se este é plural." (Luís Antônio Sacconi)

b) “Nas frases em que ocorre a locução invariável é que, o verbo concorda com o substantivo ou pronome que a precede, pois são eles efetivamente o seu sujeito.” (Celso Cunha e Lindley Cintra)

c) “Se tanto o sujeito como o predicativo forem personativos e nenhum dos dois for pronome pessoal, a concordância será facultativa (pode-se concordar com o sujeito ou o predicativo).” (Dileta S. Martins & Lúbia S. Zilberknopp)

d) “Expressões de sentido quantitativo (...) acompanhadas de complemento no plural admitem concordância verbal no singular ou no plural.” (Manual de Redação da Presidência da República)

e) “Se o sujeito composto tem os seus núcleos ligados por série aditiva enfática (...), o verbo concorda com o mais próximo ou vai para o plural (o que é mais comum quando o verbo vem antes do sujeito).” (Evanildo Bechara)

------------------------------

Comentários:

Esse exercício explora o conhecimento de concordância verbal.

Para teoria, visite: http://portuguesdeverdade.blogspot.com/2009/07/teoria-para-concursos.html

Como se pode perceber, todos os excertos foram retirados de obras escritas por renomados autores, estando todas corretas em relação a concordância verbal.

As que melhor explicam o motivo da concordância no caso em tela são a letra "c", que é mais abrangente, e a letra "a", que diz especificamente o que ocorreu no mencionado caso; sendo, portanto, a resposta correta.

Gabarito: letra a

Nenhum comentário: