sexta-feira, 17 de julho de 2009

Questão 18

(Taquígrafo/TRF/UFRJ) Dos itens abaixo, o que apresenta ERRO no emprego do acento grave indicativo da crase é:

a) Trata-se de um relatório referente à dividas antigas da União.

b) Essas medidas obedecem às normas da ABNT.

c) Apesar de a norma à qual V. Sa se refere ser facultativa, todos os técnicos de que temos notícias a seguem.

d) A plateia assistia entusiasmada à conferência do filósofo.

e) Informou-se indevidamente à empresa credora que o valor em questão estaria disponível antes do final do ano.

--------------------------

Comentários:

Esse exercício explora o conhecimento sobre crase.

Para teoria, visite: http://portuguesdeverdade.blogspot.com/2009/07/teoria-para-concursos.html

a) Trata-se de um relatório referente à dividas antigas da União. Errado. O adjunto adnominal "referente" necessita de um termo que complemente o seu sentido. Referente a quê? Podemos notar, então, que seu complemento nominal é regido por meio da preposição "a". O fenômeno da crase ocorre quando, dentre outros casos, a preposição "a" se funde com o artigo "a" ou "as". No caso em tela temos o substantivo "dívidas" que se encontra no plural, o que leva o artigo - caso haja um - a se flexionar no plural. Notamos então que o "a" em questão é somente preposição, estando errado o uso da crase. Caso quiséssemos utilizar a crase, deveríamos reescrever a frase da seguinte maneira: Trata-se de um relatório referente às dividas antigas da União.

b) Essas medidas obedecem às normas da ABNT. Certo. Quem obedece, obedece "a" alguma coisa. Preposição "a" + artigo definido "as" = crase.

c) Apesar de a norma à qual V. Sa se refere ser facultativa, todos os técnicos de que temos notícias a seguem. Certo. Quem se refere, se refere "a" alguma coisa. Nesta alternativa somos apresentados a outro caso de crase, qual seja, aquele com o pronome relativo "qual". A fusão da preposição "a" regida pelo verbo "referir", unida ao artigo "a" do pronome relativo gera o fenômeno da crase.

d) A plateia assistia entusiasmada à conferência do filósofo. Certo. O verbo "assistir" no sentido de visualizar rege a preposição "a", que unida ao artigo definido "a" do substantivo feminino "conferência" leva à ocorrência da crase.

e) Informou-se indevidamente à empresa credora que o valor em questão estaria disponível antes do final do ano. Certo. Quem informa, informa algo "a" alguém. Junta-se a preposição regida por este verbo transitivo direto e indireto com o o artigo definido "a" de seu objeto indireto e temos a crase.

Gabarito: letra a

Nenhum comentário: