quinta-feira, 9 de julho de 2009

Questão 6

(Auxiliar Judiciário/TRT/ACCESS) Há ERRO de concordância nominal, segundo a norma culta, em:

a) Ele pulou longos capítulos e páginas.

b) Considerou perigosos o argumento e a decisão.

c) Remeto-lhe anexo as duplicatas.

d) Bastantes alunos foram aprovados.

e) Pedro e Tereza partiram sós.

----------------------------------------------------------

Comentários:

Teoria necessária à resolução do exercício:

- Concordância nominal - Regra geral: http://portuguesdeverdade.blogspot.com/2009/07/teoria-concordancia-nominal-regra-geral_09.html


a) Ele pulou longos capítulos e páginas. Certo. O adjetivo longos trata-se de um adjunto adnominal, pois é uma característica instrínseca de capítulos e páginas. A regra de concordância nominal diz que adjunto adnominal anteposto a mais de um substantivo, a concordância é atrativa, o que de fato ocorre: longos concorda com capítulos.

b) Considerou perigosos o argumento e a decisão. Certo. O adjetivo desta letra, perigosos, trata-se de um predicativo do objeto direto, pois "perigosos" é uma característica momentânea de "argumento" e de "decisão". Predicativo anteposto a mais de um substantivo concorda atrativamente ou gramaticalmente. Neste caso a concordância estabelecida foi a gramatical.

c) Remeto-lhe anexo as duplicatas. Errado. O adjetivo "anexo" é uma característica momentânea de "duplicatas"; sendo, portanto, predicativo do objeto "as duplicatas". Predicativo de apenas um substantivo deve com ele concordar em gênero e número, o que não ocorre. Houve aqui uma tentativa frustrada de nos confundir com a locução adverbial "em anexo", que é invariável.

d) Bastantes alunos foram aprovados. Certo. Nesta alternativa o adjetivo "bastantes" está alterando o sentindo de "alunos", dando-lhe maior intensidade. Deve, por isso, com ele concordar em gênero e número por ser um adjunto adnominal. Poderíamos ser levados a achar que "bastantes" se trataria de um advérbio, devendo permanecer invariável; essa opção, no entanto, é facilmente descartada ao se perceber que "bastantes" modifica o substantivo "alunos" e não o verbo "foram".

e) Pedro e Tereza partiram sós. Certo. O adjetivo "sós" é uma característica instrínseca de Pedro e Tereza? São pessoas solitárias? Não! A frase diz que Pedro e Tereza partiram sozinhos, um estado momentâneo; sendo, portanto, um predicativo do sujeito. De acordo com a regra, predicativo posposto concorda somente gramaticalmente, o que de fato pode-se observar.

Gabarito: letra c.

Abraços!

Nenhum comentário: