segunda-feira, 13 de julho de 2009

Questão 7

(Agente Fiscal de Rendas/Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo/VUNESP) A concordância de nomes e verbos está de acordo com a norma culta na alternativa:

a) Na discussão do assunto, lançam-se mão de dois recursos, com base em dados socioeconômicos.

b) Tratam-se, talvez, das referências mais citadas para defender valores mais expressivos para os salários-familiares.

c) Os fatos que houveram causaram espanto, por ter diso os carros-bombas lançados contra um grupo de crianças inocentes.

d) Era necessário experiência aos bombeiros para que pudessem enfrentar e resolverem os problemas.

e) Cremos que esses são os livros que se inscrevem entre os pesos pesados do panorama literário íbero-americano.

-------------------------------------------------

Comentários:

Para teoria, visite: http://portuguesdeverdade.blogspot.com/2009/07/teoria-para-concursos.html


a) Na discussão do assunto, lançam-se mão de dois recursos, com base em dados socioeconômicos. Errado. O quê é lançado? Mão. Sendo este o sujeito, o verbo deve com ele concordar. "... lança-se mão de dois recursos..."

b) Tratam-se, talvez, das referências mais citadas para defender valores mais expressivos para os salários-familiares. Errado. O verbo tratar é transitivo indireto, sendo o "se", portanto, índice de indeterminação. Sendo assim, deverá o verbo permanecer na terceira pessoa do singular. "Trata-se..." Com relação ao "salários-familiares", está correto. Em substantivos compostos, formados por 2 substantivos, via de regra ambos variam.

c) Os fatos que houveram causaram espanto, por ter sido os carros-bombas lançados contra um grupo de crianças inocentes. Errado. Haver está no sentido de existir, devendo permanecer na terceira pessoa do singular por não ter um sujeito com quem concordar. Também está errada a concordância do verbo "ter". Quem tinha sido lançado? Os carros-bombas (subst + subst - ambos ficam no plural, correto). Portanto "carros-bombas" é o sujeito do verbo "ter", devendo este com aquele concordar. "... terem sido os carros-bombas..."

d) Era necessário experiência aos bombeiros para que pudessem enfrentar e resolverem os problemas. Errado. A primeira parte "... era necessário experiência ..." está correta, pois experiência não possui um artigo "a" que a define como palavra feminina sintáticamente. Já na segunda parte "pudessem enfrentar e resolverem", "pudessem", que é o verbo auxiliar da locução adverbial está subentendido (zeugma) antes de "resolverem", portanto este deverá se manter na terceira pessoa do singular, como verbo principal que é. "para que pudessem enfrentar e resolver"

e) Cremos que esses são os livros que se inscrevem entre os pesos pesados do panorama literário íbero-americano. Certo. O que se inscrevem? Os livros. Verbo concordando com o seu sujeito. "íbero-americano" é um adjetivo composto formado por duas palavras que são morfologicamente adjetivos, sendo assim, o segundo adjetivo deve concordar com o substantivo a que se refere, "panorama", o que de fato acontece.

Nenhum comentário: