segunda-feira, 13 de julho de 2009

Questão 8

(Analista de Projetos: Área Ciências Econômicas/Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDES) A alternativa que apresenta uma transformação correta da frase "Mas pelo menos a metade das ocupações que requerem diploma superior exige conhecimentos específicos limitados" é

a) Mas exigiu-se conhecimentos específicos limitados em pelo menos a metade das ocupações que requerem diploma superior.

b) Mas pelo menos a metade das profissões tem como requisito diploma superior, exigindo conhecimentos específicos limitados.

c) Mas são limitados os conhecimentos específicos que se exige em pelo menos a metade das profissões que tem como requisito o diploma superior.

d) Mas, pelo menos na metade das profissões em que se requer diploma superior, é limitado os conhecimentos específicos exigidos.

e) Mas, em pelo menos a metade das profissões que requerem diploma superior, exigem-se conhecimentos específicos limitados.

------------------------------------------------

Comentários:

Para teoria, visite: http://portuguesdeverdade.blogspot.com/2009/07/teoria-para-concursos.html

Busquemos então a opção correta.

a) Mas exigiu-se conhecimentos específicos limitados em pelo menos a metade das ocupações que requerem diploma superior
. Errado. O verbo exigir é VTDI, sendo o pronome "se" por este motivo partícula apassivadora. Como sabemos, em uma voz passiva pronominal o objeto direto se transforma em sujeito paciente, devendo o verbo "exigir" com ele concordar. O correto seria "Mas exigiram-se conhecimentos..."

b) Mas pelo menos a metade das profissões tem como requisito diploma superior, exigindo conhecimentos específicos limitados. Errado. O problema dessa frase está na semântica (sentido). A frase original não diz que metade das profissões tem como requisito diploma superior, ela diz que metade das profissões QUE requerem diploma superior exigem conhecimentos específicos limitados. O pronome relativo "que" introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva, ou seja, restringe o requisito de diploma para somente algumas profissões, não todas, como quer passar esta opção.

c) Mas são limitados os conhecimentos específicos que se exige em pelo menos a metade das profissões que tem como requisito o diploma superior. Errado. O sujeito do verbo "exigir" é "conhecimentos específicos", devendo com ele concordar. O correto seria: "... conhecimentos específicos que se exigem em pelo menos ..."

d) Mas, pelo menos na metade das profissões em que se requer diploma superior, é limitado os conhecimentos específicos exigidos. Errado, "limitado" é predicativo do sujeito "conhecimentos específicos", devendo com ele concordar. O verbo "ser", neste caso, deve concordar também com o sujeito. O correto seria "... são limitados os conhecimentos específicos ..."

e) Mas, em pelo menos a metade das profissões que requerem diploma superior, exigem-se conhecimentos específicos limitados. Correto. O pronome "se" junto a um VTD funciona como partícula apassivadora, sendo o objeto direto do verbo o sujeito paciente. Sendo assim, o verbo "exigir" concorda corretamente com seu sujeito que está no plural, "conhecimentos específicos."

Gabarito: letra e

Nenhum comentário: